quarta-feira, 16 de junho de 2010

Setor imobiliário cresce, mas infraestrutura ainda é um desafio
Plano diretor deve ser colocado em prática por prefeitura, loteadores e construtoras


Um crescimento como este não é visto nos últimos 10 anos e faltam imóveis em todas as faixas de preços. Regiões próximas ao shopping da cidade e as que ficam às margens da rodovia que liga São Carlos a Ribeirão Preto, são as mais procuradas.

Apesar disso, alguns locais são construídos e acabam ficando sem infraestrutura. Moradores do bairro São Carlos 8, por exemplo, só tem asfalto na rua principal. Em todas as outras é terra e pedra.

No plano diretor da cidade, feito em 2005, consta o que deve ser colocado em prática em toda a cidade. A responsabilidade pela infraestrutura pode ser da prefeitura, dos loteadores ou construtoras. “Exceto esses loteamentos municipais, os outros são de responsabilidade dos empreeendedores. Evidente que a prefeitura tem a posição dela de cobrar”, disse o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alberto Engel Brecht.

Com relação ao São Carlos 8, o secretário disse que o bairro foi construído antes do plano diretor, mas que a prefeitura quer viabilizar a infraestrutura o mais rápido possível.

Para o professor de arquitetura da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos, Renato Anelli, o desenvolvimento de uma cidade não pode estar relacionado somente aos ganhos econômicos.

A consequência pode ser para todos e, por isso, a população também deve fiscalizar. “Para que controle e que tenha um acompanhamento da implantação dessas diretrizes que foram aprovadas no plano diretor”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário